segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Repúdio e Solidariedade

Reproduzo abaixo o texto da Moção de Repúdio a Folha de São Paulo pelo editorial que versa sobre o período da Ditadura Militar, denominando-a "Ditabranda", ou seja, invertendo os fatos históricos que a marcam e àqueles que nele viveram, lutaram e morreram. O texto ainda apresenta a solidariedade aos intelectuais Maria Victoria Benevides e Fábio Konder Comparato que foram ridicularizados pela FSP por suas posições políticas a respeito do fato.

Endosso, desta maneira, o abaixo-assinado:

http://www.ipetitions.com/petition/solidariedadeabenevidesecomparat/index.html

Texto

"Ante a viva lembrança da dura e permanente violência desencadeada peloregime militar de 1964, os abaixo-assinados manifestam seu mais firme eveemente repúdio à arbitrária e inverídica “revisão histórica” contida noeditorial da Folha de S. Paulo do dia 17 de fevereiro último. Ao denominar“ditabranda” o regime político vigente no Brasil de 1964 a 1985, a direçãoeditorial do jornal insulta e avilta a memória dos muitos brasileiros ebrasileiras que lutaram pela redemocratização do país. Perseguições,prisões iníquas, torturas, assassinatos, suicídios forjados e execuçõessumárias foram crimes corriqueiramente praticados pela ditadura militar noperíodo mais longo e sombrio da história política brasileira. Oestelionato semântico manifesto pelo neologismo “ditabranda” é, a rigor,uma fraudulenta revisão histórica forjada por uma minoria que sebeneficiou da suspensão das liberdades e direitos democráticos nopós-1964.Repudiamos, de forma igualmente firme e contundente, a “Nota de redação”,publicada pelo jornal em 20 de fevereiro (p. 3) em resposta às cartasenviadas à seção “Painel do Leitor” pelos professores Maria Victoria deMesquita Benevides e Fábio Konder Comparato. Sem razões ou argumentos, aFolha de S. Paulo perpetrou ataques ignominiosos, arbitrários eirresponsáveis à atuação desses dois combativos acadêmicos e intelectuaisbrasileiros. Assim, vimos manifestar-lhes nosso irrestrito apoio esolidariedade ante às insólitas críticas pessoais e políticas contidas nainfamante nota da direção editorial do jornal.Pela luta pertinaz e consequente em defesa dos direitos humanos, Maria Victoria Benevides e Fábio Konder Comparato merecem o reconhecimento e o respeito de todo o povo brasileiro."

6 comentários:

Moacy Cirne disse...

Uma ótima inciativa; a Folha merece ser repudiada. De minha parte, já assinei o manifesto. Um abraço.

Anônimo disse...

Ih, fiquei por fora do assunto.

cisc o z appa disse...

moacy

a folha
cê sabe
nem precisa chafurda tanto:
a folha fede!

a folha de s.p.
é também
corrida!

a folha e seu império
a gente precisa levar
mais a sério
o que esses caras tramam


abraços meu caro!

cisc o z appa disse...

ei mônica,

esse post
era para cair no balaio
fiz uma confusão aqui
cara

mas tudo bem

já que tá
esteja!

abraços

L. Rafael Nolli disse...

Olá, Monica! Vim retribuir a tua visita no blog Manufatura! Estou totalmente de acordo com essa Moção de Repúdio! Ultimamente venho me assuntando com regularidade com essa imprensa recriando a história ao seu gosto, ou da forma que melhor lhes convém! Abraços e tudo de bom!

* Voltarei mais vezes.

james emanuel de albuquerque disse...

É o vale-tudo na luta pelo poder.

Lamentável.


Um abraço.