sábado, 7 de julho de 2007

Releitura

"Bateram à minha porta em 6 de agosto,
aí não havia ninguéme ninguém entrou,
sentou-se numa cadeira
e transcorreu comigo, ninguém.
Nunca me esquecerei daquela ausência
que entrava como Pedro por sua causa
e me satisfazia com o não ser,
com um vazio aberto a tudo.
Ninguém me interrogou sem dizer nada
e contestei sem ver e sem falar.
Que entrevista espaçosa e especial!"
Neruda

"Bati a tua porta perto de maio,
na dúvida se me atenderia
entrei mesmos assim, sentei-me numa cadeira
e transcorreu comigo, o ausente.

Nunca consigo esquecer o silêncio daquela ausência
Que entrava como poema em sua causa
E me satisfazia com a sua voz ausente que lia-os
Como uma possibilidade aberta a tudo.

Alguém me interrogou sem dizer nada
E continuei sentada a cadeira a espera do ausente.

Que espera(nça) espaçosa e especial!"
Releitura - Monica Mamede

3 comentários:

Anônimo disse...

Vim retribuir a visita que você fez nas minhas Horas e descobri que gosto daqui. [daqueles lugares que a gente não quer companhia, pra que tudo seja va-ga-ro-sa-men-te absorvido....]
Beijos

Clara Vasconcellos disse...

Monica,
vim retribuir o carinho de tuas visitas.
Doces palavras por aqui...
Beijos

Anônimo disse...

que cantinho aconchegante! as palavras o acompanham. e os olhos de cá sorriem. :)